Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Salada de endívia com roquefort e nozes

Esta salada eu havia comido em Valencia na casa da avó do marido da minha irmã e havia gostado muito. Curiosamente  esta mesma semana, em um programa de comida francesa do Canal Cocina (que é um canal que transmite unicamente programas de cozinha) vi que a cozinheira preparava exactamente a mesma receita só que acompanhada de um molho de mostarda. Foi aí que eu  decidí postar esta receita! O que passou foi que o molho não chegou a me convencer (porque eu o preparei tal como dizia na receita...). Então, eu optei por preparar um molho de yogurte com um toque de katchup...assim ficou um pouquinho mais doce (a mostarda havia dado um gosto um pouco azedo, pra o meu gosto, é claro!). De qualquer maneira deixo para vocês a receita dos dois molhos para que possam provar e escolher o que mais gostar. Deixo também o endereço do site:
http://www.canalcocina.es/receta/ensalada-de-endibias-con-roquefort-y-nueces

Ingredientes:
4 endívias
150g de queijo roquefort
100g de nozes partidas

Para o molho:
1 yogurte natural
1 colher de sopa de limão
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de katchup (opcional)

Preparo:
O primeiro a fazer antes de preparar a salada é cortar o final das endívias, que é a parte mais amarga da verdura, isto fará também, com que as folhas se soltem mais facilmente.
Logo, lavamos as folhas em água fria com um pouco de limão e as secamos. Em seguida, as arrumamos em um prato para salada...

E repartimos por cima o queijo roquefort e as nozes picadas.

À parte, misturamos o yogurte com os demais ingredientes do molho e servimos assim, separadamente para que cada um possa servir-se da quantidade que queira. Ou, também podemos distribuir o molho por cima de cada uma das folhas de endívia, é outra maneira de servir.

Molho de mostarda:
1 colher de sopa de mostarda (de Dijon)
2 colheres de sopa de vinagre de jerez
5 colheres de sopa de azeite de girassol
Sal e pimenta a gosto
Misturamos bem os três primeiros ingredientes e logo salpimentamos.

Um comentário:

  1. Olá Ana, adoro endívias, acho-as tão crocantes e delicadas ao mesmo tempo, sua receita é maravilhosa, gostei muito da combinação de ingredientes, e o molho como acompanhamento adorei tbém. Bjinhos, ótimo domingo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...